sábado, 23 de fevereiro de 2008

As Diferenças

Passados dois meses em Nova Iorque há muita coisa para contar.
Pensei que a minha adaptação ao "padrão americano" ia ser mais complicada... para quem julga que os EUA é quase a mesma coisa que a Europa está redondamente enganado... Mas foi relativamente fácil.
Primeiro de tudo... começar pelo sistema bancário americano! Em Portugal estava habituado a pagar as minhas contas por Internet ou então pelo Multibanco. O que é isso cá? Sim, o que é isso para os americanos? Pois...parece que eles não entendem ou nao querem entender o que é isso. Tudo o que seja contas, paga-se tudo por cheque...Os americanos adoram CHECKS! Fiquei parvo quando recebi em casa um molho enorme de quase 100 cheques em minha casa... pelos quais não tive de pagar nada... Se pensam que isto é melhor, não é... eu chamo-lhe 3º Mundo! O sistema bancário americano é mesmo muito retrógrado.
Passando para outro tema menos pesado... Fornos de cozinha! Para quem julga que os fornos e fogões são todos iguais em todo o mundo, engana-se! Cá são diferentes! Ou pelo menos diferentes aos quais eu estava habituado a usar... Em termos de feitio sao diferentes: a parte encostada á parede é mais alta que o resto do fogão (sinceramente ainda não percebi porquê...) e depois por debaixo do forno ainda existe outro compartimento que se chama "Broiller" que serve para gratinar e grelhar (confesso que dá imenso jeito).
Passando ao supermercado...
Bem, foi aqui onde achei as maiores diferenças. Claro que não estava á espera de ter um Pão de Açucar ao lado de casa, mas também não estava a espera de ter algo tão diferente! SIM, tem tudo óptimo aspecto... tudo hiper-mega bem embalado e brilhante...dá vontade de comer logo ali... SIM, tem aquilo tudo que eu gosto, todos os queijos e pizzas e coisas semi-prontas. Até aqui nada de estranho... mas quando quis comprar peixe, deparei-me apenas com os filetes deste...E o resto do peixe, onde anda ele? Pois é, não anda... Não admira que os meninos americanos digam que o peixe vem do supermercado. E o mesmo se passa com carne!
Mais prático que isto não existe, mas leva a pensar "de onde vêm isto?"
Outra diferença, mas esta não tão agradável, passa-se na minha faculdade. Em Portugal é impensável beber ou comer dentro das salas de aula, pelo menos nas que eu frequentei... Aqui parece que os Americanos adoram fazer-lo! É normal ver as 8 da manhã, alguém a comer um hambúrguer com batatas fritas cheias de ketchup... Eles são magrinhos e precisam de se alimentar para terem forças, coitadinhos... ARRGH!
Outra coisa que ainda não me habituei, e acho que nunca me vou habituar, é ás portas! As portas dos restaurantes, lojas, e mesmo as portas das entradas dos prédios abrem ao contrário por causa do frio e das evacuasões. Bem sei que já me devia ter habituado, mas não consigo! É normal ainda levar umas cabeçadas...

Bem mas foras estas pequenas coisas, já começo a tornar-me um Nova Iorquino!

2 comentários:

Nuno Tavares Lopes disse...

Olá João!!!

Boa estadia por aí!

Estás a estudar o que?

Eu fiz aí a minha especialização, "Certified Registered Nurse Anesthetist" e foi uma experiência daquelas... LOL

Um abraço,

Anónimo disse...

Olá João!

estava a pesquizar restaurantes portugueses em NY e dei de caras com o teu blog. Adorei! Estou cá há 7 meses e é bom ler e sentir que mais pessoas têm a mesma impressão que eu! Eu também comecei a falar em "3º mundo" quando comecei a ter o primeiro contacto com o meu "fantástico banco HSBC". também sinto falta dos bifinhos da lusitânia, portugália...o petit gateau era de morrer! e também procuro desesperadamente um peixe com melhor aspecto!
Espero ler mais histórias!
obrigada

Tia